domingo, 12 de abril de 2009

Educação Especial

Antes da aula presencial de Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais eu já havia estudado um pouco sobre inclusão, mas a minha visão sobre este assunto mudou muito a partir deste dia.
Inclusão = incluir = não excluir = não ignorar = direitos iguais para todos os cidadãos
Na escola atual temos muitos problemas de aprendizagem e conflitos.
Quando as diferenças são consideradas anormais, as pessoas mais diferentes são excluídas, e muitas são ignoradas, sendo considerados incapazes perante os considerados "normais".
A exclusão educativa é fato, mas não são excluídos de aprender somente aqueles alunos considerados especiais. Muitas pessoas com necessidades educacionais especiais não muito aparentes, que não conseguem aprender no mesmo ritmo que a maioria dos outros alunos são deixados de lado na hora da aprendizagem.
Cada passoa é única, é especial, e deve ser tratada por todos com o mínimo de respeito, seja ela ou não, portadora de alguma deficiência ou necessidade educacional especial.
Ainda é muito difícil aceitarmos a inclusão total na escola, pois a maioria dos professores, e pessoas em geral tem uma visão muito limitada do que realmente é a inclusão. Nos achamos despreparados para lidar com pessoas tão diferentes da maioria, e na maioria das escolas não há orientação adequada para tratar certas deficiências - o que torna o trabalho do professor mais difícil.
Atualmente sou mais a favor da inclusão do que antes, mas ainda acho que não é tarefa fácil - temos muitos obstáculos pela frente. O que não podemos esquecer é que não é simplesmente matricular todos os alunos nas escolas comuns e está pronto - aquele acompanhamento é necessário - mas em muitos casos não está acontecendo isso.

Um comentário:

By Benites disse...

Tânea!

É tão somente mais um desafio a questão da inclusão. O professor tem sido nestes últimos anos um herói, pois realiza também multitarefa para dar conta dos normais. E isso faz a diferença. Por tanto temos que organizar nosso planejamento de aula, pesquisar o que mais podemos implementar para atender os portadores de necessidades especiais.
Continue postando suas reflexões.
Não deixe passar muitas semanas para tuas postagens ok.
Benites