quinta-feira, 21 de maio de 2009

ETNIAS

Os trabalhos realizados na interdisciplina Questões Étnico-raciais na educação tem muito a ver com as nossas concepções de mundo, que se formaram a partir da vivencias que tivemos. Falar em diferenças entre as pessoas, consequentemente abre caminho para se falar em preconceitos, que existem a partir dos diferentes pontos de vista das pessoas.
O simples fato de considerar as diferenças entre as pessoas de "raças" diferentes já deixa claro alguns preconceitos internalizados involuntariamente. A naturalidade em nos referirmos às pessoas com quaisquer diferenças é fundamental para a exclusão de preconceitos e inclusão de todos na educação, na vida, na sociedade, na escola.
Cada pessoa é como é porque escolheu ser assim, ou porque é mesmo e os outros não tem nada a ver com isso - Devemos respeitar as opiniões, as individualidades, as características e o modo de ser de cada um.
O trabalho de inclusão, no sentido de não excluir as pessoas com quem convivemos em nosso dia a dia, excluindo pré conceitos é fundamental desde a pré-escola, pois se há preconceitos internalizados em cada um de nós eles vão aparecer em algum momento - não podemos simplesmente fechar os olhos e deixar o assunto de lado - é preciso mostrar às crianças, desde cedo, que somos todos diferentes e ao mesmo tempo temos nossas semelhanças, ancestralidade, identidade e que toda essa diversidade só deve enriquecer as relações entre as pessoas, de uma forma positiva.

Nenhum comentário: