domingo, 10 de maio de 2009

EPISTEMOLOGIA GENÉTICA

Os estadios do desenvolvimento cognitivo segundo a Epistemologia Genética de Jean Piaget são definidos de acordo com a relação do sujeito com o objeto de conhecimento, com a maneira de pensar, refletida no modo como o sujeito lida com os problemas da realidade. Cada estádio aparece numa ordem regular, não se pode pular um estádio, pois um serve de base para o seguinte. A velocidade do desenvolvimento e a idade de cada estádio varia de acordo com o indivíduo e o meio socia ao qual está inserido.
ESTÁDIO SENSÓRIO-MOTOR: É caracterizado pelas interações com o meio a partir das ações na realidade.
ESTÁDIO PRÉ-OPERATÓRIO: A capacidade de representação da realidade se manifesta.
A capacidade simbólica da criança pré-operatória é marcada pelo egocentrismo.
O pensamento é marcado pela intuição, pela percepção imediata da realidade, irreversibilidade do pensamento.
ESTÁDIO OPERATÓRIO-CONCRETO: Ingresso nas operações concretas. A criança torna-se capaz de realizar operações, ações mentais, embora limitado pelo mundo real.
ESTÁDIO OPERATÓRIO-FORMAL: Permite trabalhar com o pensamento hipotético-dedutivo e estabelecer relações entre diferentes teorias.

2 comentários:

By Benites disse...

Tânea!

Você tem alunos com dificuldade em algum destes Estádios relacionados na tua postagem?
Tens alguma experiência a relatar diante a este conhecimento.
Aguardo.

Benites

Tânea Mengue Schwanck disse...

Benites, na verdade não identifico dificuldades de alunos em algum destes estágios, pois penso que o fato de se encontrarem em um ou outro estágio é característica individual e dependente da interações que o sujeito faz.
Os meus alunos do maternal se enquadram no estádio Operatório-concreto, pois apresentam as características deste estádio, o que está de acordo com a idade aproximada e esperada para este estádio do desenvolvimento.