O Método Clínico desenvolvido por Jean Piaget visa diagnosticar os caminhos percorridos pelas crianças para se chegar a uma conclusão sobre determinado problema. As respostas obtidas podem ser apenas uma aproximação da verdade, correspondendo ao que Piaget chamou de erro construtivo, erro este que é importante para o desenvolvimento e aprimoramento do pensamento da criança.
O método clínico é um tipo de entrevista, na qual o entrevistador deve ser o mais imparcial possível, não interferindo nas respostas do entrevistado, para então obter-se resultados que evivenciem a forma de pensamento da criança.
Em algumas propostas de alfabetização são utilizados metodologias baseadas no método clínico de Piaget, e aperfeiçoadas por Emília Ferreiro e Ana Teberosk direcionando-as para a alfabetização. O GEEMPA, que trabalha numa proposta pós-construtivista propõe a realização de aula entrevista, que é um momento de aprendizado e conhecimento, assim como na aplicação do método clínico, em que pode ocorrer aprendizado a partir das reflexões.
As testagens do método clínico relativas à conservação de quantidades, volume e massa fazem parte de um todo que ao serem analisados nos dirão em que fase do desenvolvimento do pensamento a criança se encontra (sensório-motor, pré-operatório, operatório-concreto, operatório-formal). De acordo com o estádio em que a criança se encontar ela será capaz de realizar atividades e resolver problemas próprios da sua forma de pensamento e raciocínio.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Um comentário:
Tânea!
Conforme tua postagem, em que tudo isto tem contribuindo na tua atividade em sala de aula.
Podes me relatar algo?
Aguardo.
Benites
Postar um comentário