Na Educação Infantil é extremamente necessário trabalhar questões básicas com os alunos, mas nem por isso menos importantes, pois é a partir do que já sabemos que vamos construindo novos conhecimentos. A motricidade ampla e fina, a oralização e socialização são habilidades que precisamos desenvolver bem, visto que quando a criança passa por cada fase de seu desenvolvimento de forma plena será mais feliz em suas realizações, sem pular ou apressar cada etapa. O brincar é a forma mais natural e espontânea de aprendizado para as crianças, pois as experiências vivenciadas durante o brincar nos fazem refletir, cada um a seu modo, e pensar melhor antes de vivenciá-las da próxima vez - aprendemos brincando - brincando nos relacionamos com os outros e com o mundo - brincar é viver experiências, mesmo que fantasiosas, é ensaiar para a vida - aprendemos com as nossas vivências, com as experiências.
A partir da conversa inicial com a orientadora do estágio, Ivani Ávila e a tutora Márcia Caetano pude perceber alguns pontos fundamentais, que mesmo trabalhando com esta faixa etária de alunos a alguns anos não havia pensado, pois além da prática e da teoria é necessário refletir para poder relacionar os aprendizados com a experiência, para então aprender maneiras de ajudar e orientar os alunos a construirem conhecimento.
Nós professoras costumamos planejar tudo, querendo talvez ter controle sobre a aula, mas precisamos sempre levar em consideração que esse planejamento deve ser flexível, e que deve ser reavaliado a cada aula, pois são os alunos os sujeitos do próprio aprendizado, e mesmo sendo pequenos possuem suas certezas e dúvidas sobre cada assunto, e é a partir disso que devemos pautar nosso trabalho, a partir do que as crianças já sabem e o que as interessa, também devemos encontrar maneiras de tornar a busca pelos conhecimentos uma atividade prazerosa, instigando a curiosidade nas crianças.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Um comentário:
Oi Tânea,
Tua reflexão revela conhecimentos que tua experiência na Educação Infantil te trouxeram e, além disso, tens apresentado articulação com assuntos que foram discutidos/trabalhados ao longo do curso. Parabéns!
A reflexão é um ponto importante em nosso trabalho, pois envolve observação, constatação, análise, avaliação. Por isso, precisamos, além de planejar, estar atentos, observar constantemente para produzir reflexões acerca do que vemos, ouvimos, das experiências que vivenciamos com os alunos nas aulas. Refletir é produzir um olhar menos imediatista e menos ingênuo sobre algo. É a reflexão que nos permite evoluir o pensamento e aprendermos sempre mais.
Continue registrando tuas descobertas e tuas reflexões!
Beijos, Rô Leffa
Postar um comentário