A interdisciplina de Libras nos mostrou que a condição de pessoa surda não é tão desconfortável assim como nós ouvintes pensávamos. É fundamental uma pessoas surda se aceitar na condição que é e não passar a vida querendo ser ouvinte. As pessoas que não aceitam sua condição de surdez sofrem muito, ainda mais quando a família também não consegue entender o porquê de a pessoa ser do jeito que é - cada um é do jeito que é e pronto, quando conseguimos aceitar algumas limitações também conseguimos desenvolver outras habilidades importantes. Sendo aceitos pelas pessoas do convívio e também participando de uma comunidade em iguais condições a pessoa não se sentirá inferior e poderá ser feliz e realizar seus sonhos, pois uma pessoa surda pode levar um vida normal, mas tem que se aceitar como é e ser aceita, principalmente pelos familiares.
Ainda há resistência dos familiares quando descobrem que uma criança é surda. Há tratamentos, implantes e cirurgias que prometem audição aos surdos, mas geralmente não conseguem ouvir bem depois destes tratamentos, criando uma situação frustante, pois a pessoa não se torna ouvinte e também não é mais surdo.
A palavra é ACEITAÇÃO, pois todas as pessoas possuem limitações, sejam elas físicas, psicológicas, sociais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Um comentário:
Tânea!!
Não sei se concondo quando dizes que a palavra é aceitação, acho que na verdade a palavra para lidarmos com qualquer pessoa portadora de necessidades especiais é conhecimento. Pois é somente quando conhecemos a sua situação, as suas dificuldades é que podemos ajudá-las.
Abraços
Roberta
Postar um comentário