sábado, 26 de julho de 2008

APRENDIZAGENS ESTUDOS SOCIAIS

A partir da leitura dos capítulos 1 ao 13 do livro “Estudos Sociais, Teoria e Prática”, de Aracy do Rego Antunes, Heloísa Fesch Menandro e Tomoko Iyda Paganelli, foi possível analisar e refletir muito sobre as transposições didáticas que fazemos a partir do que estudamos e vivenciamos. Muitas vezes pretendemos trabalhar e desenvolver certas habilidades em nossos alunos, mas é necessário respeitar as etapas seqüenciais de aquisição das diversas noções que a criança necessita para entender o que queremos que aprenda e desenvolva.

O grande objetivo da educação é formar pessoas que hajam por si próprias e assumam os riscos de suas ações, pessoas que tenham autonomia.

O objetivo maior dos Estudos Sociais na escola é propiciar que a criança compreenda a ação dos grupos sociais no espaço e no tempo, que entenda o que é a vida em sociedade.

Para alcançar este objetivo devemos trabalhar várias noções básicas de entendimento da estruturação e organização da sociedade.
ALGUNS CONCEITOS DESTACADOS, AO MEU VER:

Grupo: são as pessoas com quem convive e tem certas relações específicas, que variam de acordo com o tipo de grupo. Todo grupo tem normas estabelecidas pelos próprios participantes e que devem ser cumpridas por todos. O primeiro grupo que a criança pertence é a família. O grupo proporciona a socialização, que nada mais é do que viver em sociedade, o que implica em vencer o egocentrismo.

Espaço: espaço perceptivo é o espaço da ação, que se constrói em contato direto com o objeto e o espaço representativo na ausência do objeto. O primeiro se constrói mais rapidamente que o segundo. Os espaços têm relações com as condições sociais, econômicas e culturais dos grupos na sociedade, reproduzindo a sociedade que nele vive e principalmente as relações que se estabelecem entre os homens. Organização espacial significa dispor elementos ou partes de um todo de determinada maneira.

Tempo: o tempo físico é o passar contínuo do tempo. Cronologia é a contagem ou quantificação que se faz sobre o tempo. Tempo histórico é a caracterização das diferentes sociedades ao longo do tempo. O tempo físico abrange momentos, o tempo histórico é fruto das relações sociais, sobre o qual os homens inscrevem suas diferentes trajetórias. O tempo físico vai permitir que a criança perceba o passar do tempo e saiba fazer sua quantificação e representação. O tempo histórico vai permitir que a criança perceba o seu tempo como diferente de outros tempos ou épocas, e que num mesmo período cronológico, podem existir diferentes situações de vida, diferentes sociedades, diferentes tempos históricos.

Duração: é o intervalo de tempo entre uma ação e outra.

Nenhum comentário: