No início do semestre estudamos seriação e classificação, o que para mim foi muito significativo. Aprendi a diferenciar o que desde o magistério eu já tinha estudado, trabalhado em sala de aula, mas não compreendia certas diferenças. A seriação e classificação são conceitos distintos mas interligados.
SERIAR - realizar uma série de objetos seguindo uma ordem.
CLASSIFICAR - separar elementos e agrupá-los de acordo com suas semelhanças.
Os números estão presentes na minha vida em todos os momentos: nas horas, quanto tempo tenho disponível para cada atividade, quantas atividades tenho programadas, o tamanho dos objetos, as distâncias percorridas, a quantidade de comida a ser feita, a ser ingerida...
A criança aprende primeiro interagindo no ambiente em contato com o objeto para depois abstrair e ter a capacidade de representar sem a presença do objeto.
A importância da problematização nas escola inserindo questões que façam os alunos pensarem em alternativas possíveis para a resolução e não apenas em buscar respostas utilizando um caminho programado.
O campo aditivo e o multiplicativo, que compreendem as quatro operações, de forma que sejam trabalhadas a partir de construção de conceitos - CAMPOS CONCEITUAIS - em que os alunos construam um aprendizado significativo e saibam argumentar sobre o que estão fazendo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário