segunda-feira, 21 de junho de 2010

Observando as crianças

Durante cada aula é muito importante que a professora reserve um tempo para observar seus alunos, tanto nas atividades orientadas quanto na livres, pois é a partir das atitudes e reações das crianças que percebemos o quanto elas aprenderam.

Deixar que as crianças observem e tirem as suas conclusões acerca dos acontecimentos é uma forma de proporcionar crescimento intelectual e desenvolimento da autonomia do próprio aprendizado - não devemos dar as explicações prontas, mas indicar os caminhos para que as crianças descubram novos conhecimentos. A partir de um trabalho com a mistura das cores amarelo e azul os alunos perceberam imediatamente a mudança de cor para o verde - o que comprova o conhecimento que já possuem acerca das cores e promove um novo conhecimento prático: quando misturamos duas cores estamos criando outra cor. Embora essa informação tenha sido passada para os alunos várias vezes anteriormente, nas atividades com massinha de modelar por exemplo, é na prática da mistura das cores que os alunos visualizam e entendem o verdadeiro significado da mudança da cor, já que o conhecimento se torna mais significativo a partir do momento em que é prático, palpável.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Tânea,

Pontuas muito bem a necessidade do trabalho prático na construção do conhecimento, especialmente na educação infantil. É assim, na prática, que o conhecimento faz sentido para o aluno.

Adorei ler o teu portfólio, pois tuas reflexões são resultado de tuas indagações, tuas angústias, tuas descobertas. Além disso, não ficaste presa a descrever aspectos do teu planejamento semanal, mas te sentiste livre para tratar de diferentes temáticas em cada postagem. Parabéns pelas reflexões, pela autonomia e pelo trabalho pedagógico que desenvolveste ao longo do estágio.

Beijos, Rô Leffa.