segunda-feira, 14 de junho de 2010

PA na Educação Infantil

Eu estava tentando perceber as curiosidades das crianças para trabalhar um PA, mas é muito difícil, pois a turma que trabalho ainda é meio pequena para exercer a autonomia a este ponto. A curiosidade das crianças é evidente, pois sempre perguntam e querem ver e manusear os objetos e histórias, mas sempre a partir do que a professora apresenta - as curiosidades deles são momentâneas e práticas, visuais.

Um PA para ser desenvolvido com as crianças necessitaria de um tema escolhido pela professora, e muitas perguntas deveriam ser induzidas. Seria possível pesquisar algum assunto, mais por determinação da professora do que por iniciativa dos alunos, o que não quer dizer que não seja uma curiosidade dos alunos, mas ainda assim elaborada pela professora, a partir das observações realizadas em sala de aula.

Mesmo tendo este caminho para desenvolver um PA com crianças pequenas ainda é difícil encontrar tempo para anotar as curiosidades dos alunos, pois ainda envolvemos boa parte do tempo com cuidados básicos e conversas individuais para resolver conflitos cotidianos, tempo que poderia ser destinado à observação das atitudes das crianças.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Tânea,

Concordo contigo quando destacas que as curiosidades dos alunos, na educação infantil, são muito imediatas, ligadas a alguma experiência que estão vivenciando, mas acredito que é importante que compreendam, desde cedo, a importância de fazer descobertas a partir de questionamentos, de pesquisa, de um olhar atento e mais profundo. Isso pode ser feito de diferentes maneiras, é claro... e não necessariamente através de um PA. O fato de o professor escolhar a temática a ser trabalhada não significa que esteja tolhendo a curiosidade do alunos, pois tudo depende do modo como ele vai conduzir o trabalho.

Beijos, Rô Leffa.