sábado, 2 de outubro de 2010

Eixo 2

O segundo semestre do curso foi realizado no primeiro semestre de 2007 com as seguintes interdisciplinas:

Desenvolvimento e aprendizagem sobre o enfoque da psicologia; Escolarização, espaço e tempo na perspectiva histórica; Fundamentos da alfabetização; Seminário Integrador II e Infâncias de 0 a 10 anos.

Em psicologia estudamos a epistemologia genética e as teorias de aprendizagem interacionismo, apriorismo e empirismo. Vimos que é necessário ter bem claro qual teoria acreditamos para que o desenvolvimento do trabalho docente ocorra de forma integral, pois seguindo uma linha de pensamento poderemos alcançar mais facilmente os objetivos e misturando teorias isso não é possível visto que a forma como ensinamos depende da forma como acreditamos que a aprendizagem acontece. Também estudamos as teorias psicológicas que trabalham as noções de desenvolvimento e aprendizagem Behaviorismo, Gestalt e Sócio-Interacionismo. Freud e os conceitos de inconsciente, repressão, complexo de Édipo, transferência, sintoma, hipnose, associação livre e sonhos também foi objeto de nosso estudo, bem como id, ego, superego e as fases do desenvolvimento afetivo.

Em Escolarização, Espaço e tempo na perspectiva histórica estudamos sobre a história da educação e função da escola, refletindo sobre o papel da educação na vida dos alunos com diferentes realidades. Conhecemos um pouco sobre a escola da ponte, onde a organização é totalmente voltada para interesse dos alunos, com uma estrutura totalmente diferenciada das escolas que tradicionalmente conhecemos, sem essa organização de turma por idade e currículos pré-definidos por séries.

Em Fundamentos da Alfabetização refletimos sobre o que é alfabetização e letramento. Resumidamente a alfabetização é decodificação do código escrito e Letramento é um processo bem mais amplo, que envolve a utilização do código escrito. Também estudamos os métodos sintético e analítico de aprendizagem da leitura e escrita, dos quais o primeiro inicia o processo da partes para o todo seno também chamado método fônico e o segundo também chamado global, dá ênfase ao conjunto antes das letras.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi Tânea,

Está excelente a tua descrição dos conteúdos do Eixo II. Todavia eu gostaria de saber mais sobre as aplicações práticas desses conhecimentos. Como isso se refletiu na tua sala de aula? É possível identificar mudanças nas tuas práticas? Estas interdisciplinas contribuíram com a realização do teu estágio? E com o TCC?
Nas próximas postagens procure trazer os conceitos juntamente com os autores que os fundamentam. Por exemplo a tua definição de alfabetização e letramento é baseada em que autores? Este tipo de correlação (autor/conceito) também é importante para o TCC e o portfólio pode ser um espaço para exercitar a tua capacidade de argumentação.
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie