quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Eixo 4

O eixo quatro foi realizado no primeiro semestre de 2008, e tinha como título central “Prática pedagógica e currículo, construção de projetos para ambientes educacionais”. A interdisciplinas cursadas neste eixo foram: Representação do mundo pela Matemática; Representação do mundo pelas Ciências Naturais; Representação do mundo pelos Estudos Sociais e Seminário Integrador IV.

Trabalhamos em conjunto, nas interdisciplinas, os conceitos de espaço e tempo. De acordo com Ilya Prigogine o tempo se inscreve na matéria e produz marcas que carregamos conosco como educadores, assim também os nossos alunos. O trabalho de orientação espaço-temporal deve ser contínuo, para que as crianças entendam de forma integral estes conceitos, assimilando-os e utilizando-os em sua rotina. O tempo não existe sem o espaço e vice-versa, há uma íntima relação entre um e outro. Não existe nada no espaço, em um lugar, que não tenha ocorrido num tempo, e nada pode ocorrer em um tempo determinado que não esteja localizado num espaço.

Neste eixo elaboramos um plano individual de estudos, o que contribuiu para uma melhor organização das muitas tarefas que desempenhamos, pois foi necessário pensar nos objetivos que tínhamos e em como realizaríamos tudo o que era necessário – parar, pensar e planejar é uma forma de organizar os afazeres com mais praticidade, o que gera economia de tempo. Muitas vezes simplesmente vamos fazendo o que tem que fazer e pensamos, não posso parar agora para escrever sobre o que vou fazer, tenho que fazer e pronto e acabamos envolvendo mais tempo do que gostaríamos, a parada para organização não é perda de tempo, muito pelo contrário, faz o tempo “render” mais.

Em ciências estudamos sobre as concepções que temos sobre a natureza, que podem ser influenciadas pelo que a mídia nos apresenta, na maioria das vezes com objetivos nada louváveis, pois as pessoas ainda pensam mais no ter do que no ser. Marise Basso Amaral escreveu em um artigo que vivemos em um tempo ímpar, mesclados pela tecnologia avançada ao alcance de quem pode pagar e pela contrastante miséria que muitos ainda insistem em não querer enxergar.


“O aprender não é espontâneo, o ensinar não é espontâneo. Por isso foi inventado a escola. Se a educação fosse espontânea não precisaríamos da escola”. Madalena Freire.

“Educar não é ensinar respostas, é ensinar a pensar”. Ruben Alves.

Falas extraídas do filme “O Saber e o Sabor”. O aprender não acontece da mesma forma para todos os alunos, o aprender e o ensinar foram inventados. Não aprendemos nem ensinamos espontaneamente, precisamos de regras, métodos, e isso é a escola que norteia. Precisamos da escola, precisamos apreender conceitos inventados, estipulados para aperfeiçoar as nossas vivências neste mundo tão cheio de novidades.

Este eixo foi muito importante para o trabalho de estágio, pois estudamos a prática de sala de aula e pensamos sobre o sentido do que trabalhamos com nossos alunos. O meu TCC é sobre a inclusão e aprendizagem dos alunos, o que está relacionado ao eixo, pois o objetivo da escola é a aprendizagem dos alunos, sejam eles ouvintes ou surdos.

Um comentário:

Fabiana disse...

Olá Tanea,
tua postagens traz reflexões pertinentes aos saberes que precisam ser ensinados na escola, mas precisamente ao espaço e tempo que foram temáticas norteadoras deste quarto semestre.
A citação que fizeste ao texto de Ilya Prigogine " Não existe nada no espaço, em um lugar, que não tenha ocorrido num tempo, e nada pode ocorrer em um tempo determinado que não esteja localizado num espaço" traduz e sustenta tua reflexão nesta postagem.
Bom saber que este eixo foi importante para tua prática de estágio e te possibilitou subsídios para teu TCC, pois as interdisciplinas estavam focadas na aprendizagem de nossos alunos.
Abraços e seguimos dialogando....