terça-feira, 2 de novembro de 2010

Eixo 5

No segundo semestre de 2008, foi realizado o oitavo eixo do PEAD. “Práticas pedagogias e currículo V, Políticas Públicas e Gestão na Educação” foi o tema que englobou as seguintes interdisciplinas: Projeto pedagógico em Ação, Organização do Ensino Fundamental, Organização e Gestão da Educação, Psicologia da Vida Adulta e Seminário Integrador V.

Estudamos sobre gestão escolar. A gestão democrática na escola é um grande desafio. Contar com a participação efetiva de todos os segmentos envolvidos na educação requer tempo para que as pessoas compreendam sua importância individual e coletiva para o todo da escola. Não é fácil implantar uma gestão, é um processo lento e que vai se aprimorando com a própria prática participativa. Essa gestão requer que sejamos sujeitos de nossas vidas, individual e coletivamente. Envolve muita gente, mais trabalho. O trabalho na escola democrática é muito maior em relação ao planejamento, pois tudo deve ser pensado e feito conjuntamente. Atualmente existem leis que garantem a participação de todos os segmentos envolvidos com a educação na escola, mas essa participação nem sempre acontece de forma consciente, ativa e efetiva. Numa cultura democrática, discordar é importante, pois são diferentes visões sobre o mesmo processo educativo, o que possibilita a ocorrência de conflitos onde houver participação na tomada de decisões, pois as pessoas pensam de maneira diferente, sendo essa uma característica fundamental para a gestão democrática, pois se todos concordassem com tudo sempre não haveria participação ativa no processo. Um trecho do texto de Dalila Andrade Oliveira (2008) só vem a confirmar que para uma gestão democrática é necessário tempo e muita conversa, pois mesmo na diversidade é necessário entrarmos num consenso: “O paradoxo observado entre as demandas por maior autonomia na organização e gestão escolar e a busca defensiva pelos sindicatos como agentes de defesa de uma ordem burocrática fundada nas garantias estatutárias e profissionais indicam que a escola brasileira vive um processo de mudança que necessita ser observado de perto e que há um grande hiato a ser preenchido.” Quando nos dispomos a mudar, não podemos simplesmente esquecer tudo o que já havíamos feito, mas tomar como exemplo. As diferentes opiniões entre os próprios professores geram conflitos que necessitam de conversa, convencimento, imparcialidade, flexibilidade de pensamento.

A educação é um desafio, é necessário coragem para fazer e mudar o que for preciso, o que não é fácil, mas é fundamental. Para melhor pensarmos na gestão escolar analisamos as escolas em que cada uma trabalha, pensando sobre a atuação dos diferentes seguimentos no planejamento da escola.

“Quem ensina aprende ao ensinar, quem aprende ensina ao aprender”. Quando todos os professores se derem conta de que não são só os alunos que aprendem, e que apesar de termos mais conhecimentos acumulados e experiência de vida, também os alunos têm muito a nos ensinar, aí sim a educação estará no caminho certo, pois todos podemos aprender, e cada um pensa de forma diferente, o que enriquece o aprendizado de todos.

É na escola que a maioria das crianças tem a oportunidade de expressar-se, descobrir, interagir e aprender, e é isso que motiva os professores que ainda creditam que a escola tem jeito sim, e que a educação pode mudar o mudar o mundo, pois como disse Paulo Freire, “A educação não muda o mundo, a educação muda as pessoas, as pessoas mudam o mundo”.

As inovações e descobertas são mais significativas quando o aluno se sente parte do processo de aprendizagem.

Em relação ao estágio e TCC este semestre contribuiu para a minha formação de uma maneira geral, não específica. Tudo o que passamos e vamos aprendendo ao longo da vida contribui para a formação do que cada um é, influenciando nas futuras escolhas e decisões. Neste semestre aprendi sobre a organização da escola e participação dos diferentes seguimentos, aprendendo e refletindo, principalmente sobre o papel de cada um na escola e também pensando sobre a atuação na sociedade.

Um comentário:

Fabiana disse...

Olá Tanea,
tua postagem está bem contextualizada e pontua reflexões bem pertinentes a evolução do processo de implantação da gestão democrática em nossas escolas.
As diferentes opiniões permeiam nosso espaço de trabalho, mas com certeza fazem parte da diversidade que precisa ser respeitada como meio de se chegar a um consenso e aprendermos mutuamente.
É muito bom perceber que estas interdisciplinas trabalhadas contribuíram com tua formação.
Abração e seguimos dialogando....
Fabiana