sábado, 20 de novembro de 2010

EIXO 7

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CURRÍCULO VII

TEORIAS EM AÇÃO


Este sétimo eixo do Pead foi realizado no segundo semestre de 2009. As interdisciplinas cursadas foram:
Seminário Integrador VII
Didática, Planejamento e Avaliação
Linguagem e Educação
Educação de Jovens e Adultos no Brasil
Educação e Libras

A interdisciplina de Libras foi de fundamental importância tanto para o estágio quanto para a realização do TCC, visto que a presença de um aluno surdo em sala de aula exigiu preparação adequada e conhecimentos específicos. Com o tema do TCC como a inclusão de um aluno surdo, os conhecimentos adquiridos nesta interdisciplina foram utilizados e serviram como guia para a busca por novos saberes pertinentes sobre tema, para auxiliar também na prática de sala de aula.

Aprendemos sobre inclusão e exclusão tanto na escola como na sociedade, vendo a educação como um grande desafio que envolve dificuldades, diferenças, qualidade, comunicação, limites, planejamento, processo.

A língua de sinais hoje constitui uma complexa e abrangente língua, com características gramaticais próprias da sua cultura.

Foi neste semestre que analisamos o blog portfólio de uma colega de outro pólo. Atividades esta que me fez refletir sobre a minha dedicação à certos detalhes do curso, pois vendo o que os colegas fazem é possível estabelecer comparações que podem levar ao crescimento na aprendizagem.

Considero o blog uma ferramenta importante para a consolidação das aprendizagens, visto que aprendemos melhor a partir das reflexões que fazemos acerca das leituras e trabalhos realizados. Muitas vezes não queremos perder mais tempo realizando postagens sobre atividades já feitas, mas uma pequena “perda” de tempo após cada trabalho realizado resultaria em ganho de tempo ao final do processo, visto que cada atividade realizada já haveria sido devidamente analisada, sendo mais fácil a compreensão do todo, visualizando de forma mais consciente e consolidada a relação entre as interdisciplinas.

Em didática estudamos vários educadores importantes, entre eles gostaria de destacar Célestin Freinet, ele foi um educador francês que desenvolveu atividades hoje comuns, como as aulas-passeio e o jornal de casse, e criou um projeto de escola popular, moderna e democrática. Particularmente, este tipo de aula, onde o aluno tem contato direto com o objeto de estudo no meio natural como nas aulas em que há saídas de campo, me agrada muito, já que gosto de trabalhar com educação ambiental, não só por gosto, mas por acreditar que a conscientização ambiental é a única forma de nos mantermos neste planeta.

2 comentários:

Fabiana disse...

Tanea,
diria que a interdisciplina de Libras teve relação direta com teu TCC e com a tua prática diária, uma vez que esta tenha te trazido maiores conhecimentos/subsídios para a tua atuação com teu aluno surdo.
Por isso ao ler tua postagem não consegui me deter muito na reflexão que fizeste em relação a outras interdisciplinas, não que estas não tenham sido importantes, mas fiquei aqui pensando e preciso te perguntar:
a) Tanea, a medida que ias conhecendo a Lingua Brasileira de Sinais, suas características, sua história, a tua prática docente foi modificada?
b) Como os saberes adquiridos na Interdisciplina foram utilizados em tua sala de aula?
Abração e seguimos dialogando...

Tânea Mengue Schwanck disse...

Respondendo as perguntas do eixo 7:
a) Sim. A minha concepção de educação inclusiva mudou muito, pois pude perceber muitos aspectos relevantes sobre este tema, analisando vantagens e desvantagens da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em turmas regulares de ensino. Os surdos possuem outra forma de compreender o mundo à sua volta, não ouvem, mas possuem os outros sentidos que lhes possibilitam perceber as coisas e interagir num mundo com tanta diversidade. Em constante contato com esta temática aprendi que a integração que ocorre numa turma inclusiva é fundamental para a formação de cada cidadão, além das aprendizagens que ocorrem a partir da diversidade.
b) Os saberes adquiridos na interdisciplina de Libras estão sendo utilizados na minha sala de aula para proporcionar comunicação eficiente com o aluno surdo e orientar os colegas ouvintes sobre como conseguir comunicar o querem e entenderem o colega surdo.