domingo, 28 de novembro de 2010

EIXO 9

Este eixo está sendo realizado neste segundo semestre de 2010, com o título “Práticas pedagógicas, Currículo e Ambiente de aprendizagem IX – Pedagogias, Práticas e Pesquisa”.

As interdisciplinas cursadas são Seminário Integrador IX e Trabalho de Conclusão de Curso.

No Seminário Integrador a tarefa foi rever cada eixo do curso, desde o início, trazendo as aprendizagens mais significativas.

No Trabalho de Conclusão de Curso foi realizado um estudo acerca de um tema relevante observado durante o período de estágio, no semestre anterior.

A inclusão na educação infantil é o assunto abordado neste trabalho. A surdez diz respeito ao fato de a pessoa não ouvir. Um dos maiores problemas neste caso é a comunicação, mas esta pode ser realizada de diversas outras maneiras, incluindo a língua de sinais. A partir do trabalho com uma turma de alunos de maternal, na qual um aluno é surdo, é fundamental pensar sobre a aprendizagem da turma como um todo.

A partir da observação da interação entre os alunos e da demonstração de aprendizagem por meio das atitudes e realização das tarefas propostas se pretendeu verificar as vantagens e desvantagens da inclusão de um aluno surdo numa turma de ouvintes, na educação infantil.

Analisar as atitudes e aprendizagens dos alunos ouvintes e do aluno surdo levando em consideração os estudos das pesquisadoras Ana Paula Santana e Isabel Parolin se constituiu no foco principal deste trabalho, que teve como questão central “Como a inclusão de um aluno surdo na educação infantil contribui para a aprendizagem da turma como um todo?”.

Para responder a esta questão foi necessário verificar como os alunos estão aprendendo. A pesquisa foi realizada a partir de leituras e observações feitas em sala de aula e registros escritos e imagens das atitudes e aprendizagens dos alunos, focalizando principalmente na contribuição da interação entre os alunos para a aprendizagem da turma como um todo.

A interação entre as pessoas possibilita o contato com o antes desconhecido, ou mesmo a aceitação de outro ponto de vista antes não percebido. A educação escolar deve utilizar as diferenças para proporcionar aprendizagens. De acordo com Parolin (2010), promover a inclusão e aprendizagem, não é simplesmente colocar o aluno numa turma regular de ensino, mas utilizar as diferenças para ensinar.

Surda é a pessoa incapacitada de ouvir. Como a maioria dos surdos não fala, são considerados pelos leigos e por muitos professores ainda, como mudos. Escolher o melhor caminho a ser seguido não é fácil, pois mesmo com tantos estudos e informações acerca da surdez e diferentes formas de comunicação, ainda há divergências em relação à forma de comunicação mais eficiente e que atenda melhor as necessidades das pessoas surdas. Os ouvintes envolvidos com os surdos têm opiniões diferentes, e mesmo os surdos, nem todos compartilham a mesma opinião em relação à melhor forma de comunicação.

Aprendizagem é o que a escola deve possibilitar aos alunos, tenham eles ou não necessidades educacionais especiais. É necessário que a escola faça os devidos ajustes para ensinar a todas as crianças. Cada ser humano é diferente. Ensinar para que todos aprendam deve ser a meta de todas as escolas.

A inclusão deste aluno na educação infantil está sendo positiva, pois tanto os alunos ouvintes como o surdo estão aprendendo juntos. O aluno surdo é muito atento e perceptivo visualmente, mas ainda precisamos melhorar muito com ele, pois o desenvolvimento da linguagem oral é importante para os ouvintes e envolve tempo em sala de aula, deixando o aluno surdo um pouco deslocado em certos momentos.

Um comentário:

Fabiana disse...

Olá Tanea,
a experiência que estás tendo com a inclusão do aluno surdo em tua sala de aula deve estar sendo fantástica.
Nós ao assumirmos a nossa função de educadores muitas vezes não nos damos conta dos desafios que podemos encontrar e nem nos conhecemos o suficiente para sabermos o que fazer diante de algumas situações.
Mas sinto que este ano foste abençoada com esta grande possibilidade de crescer pessoal e profissionalmente e pelo que vejo não poupaste esforços para tentar possibilitar a este teu aluno a inclusão tão discutida por nós...
O assunto permeou teu estágio e seguiu como tema de teu TCC.
Parabéns pelo trabalho realizado e bom final de semestre...