domingo, 21 de novembro de 2010

EIXO 8

Este eixo foi realizado no primeiro semestre de 2010, com as interdisciplinas Seminário Integrador VIII e Estágio Supervisionado: em docência 0 a 6 anos.

O meu estágio foi realizado com uma turma de Maternal na Escola Municipal de Educação Infantil Abelhinha, no município de Três Cachoeiras, escola na qual eu já trabalhava com a turma. A turma com quatorze alunos de três e quatro anos de idade. A orientadora foi Ivany Souza Ávila e tutora Marcia Caetano.

A experiência de um estágio na turma em que trabalho foi interessante e trouxe muitos aprendizados, pois foi necessário mais reflexão sobre os alunos e aulas do que estava habituada a fazer. Geralmente, quando estamos em sala de aula, observamos as atitudes dos alunos em relação ao que lhes é proposto pela professora, mas durante o estágio foi necessário registrar tudo de forma escrita, pois quando apenas observamos e não escrevemos, esquecemos mais rápido. A ação de escrita também possibilita outro momento de reflexão sobre nossas ações e os resultados que estamos obtendo ao longo do processo de aprendizagem.

A busca por justificativas teóricas para o que observamos e concluímos acerca do aprendizado dos alunos foi outra tarefa desafiadora. Buscar textos condizentes com a nossa prática e estudo leva tempo, mas nos possibilita melhor reflexão e aprendizados mais consolidados.

O texto Arquiteturas pedagógicas, escrito por Marie Jane Soares Carvalho, Rosane Aragon de Nevado e Crediné Silva de Medeiros apresentou opções para trabalhar com os alunos, de acordo com a arquitetura escolhida, que poderia ser Projeto de Aprendizagem, Estudo de Caso, Aprendizagem Incidente e Ação Simulada. Destes o PA (projeto de aprendizagem) foi o mais significativo, pois trabalhamos nesta perspectiva no semestre anterior. Desenvolver um PA com alunos pequenos não foi possível, embora tenha tentado maneiras para desenvolvê-lo, percebo que é necessário mais autonomia por parte do aluno. Na idade dos meus alunos ainda é necessário orientá-los e supervisioná-los e perto, em cada atividade. Considero que a tentativa foi válida, mas desenvolver PA com alunos tão pequenos, da forma como aprendemos, a meu ver, não é possível.

Neste semestre consegui realizar as postagens semanais no Blog Portfólio de Aprendizagens, do Seminário Integrador, o que foi muito gratificante para mim, já que constantemente me atrasava em alguma atividade. Penso que ter conseguido realizar as atividades propostas se deve ao fato de estarem ligadas diretamente com a prática, com a atividade do estágio, que é o meu trabalho, e que por sinal gosto muito.

Um comentário:

Fabiana disse...

Olá Tanea,
penso que foste bem objetiva ao sinalizar na reflexão a importância dos registros que fizestes sobre tuas aulas e de teus alunos como necessários em teu estágio.
Como tu mesmo falou, nós educadores muitas vezes ficamos somente na observação e o registro escrito é algo que não é habitualmente realizado.
Desde o início de nosso curso, quando o blog portfólio foi instituído sabíamos que ele tinha como objetivo regsitrar aprendizagens, reflexões, angústias e diversas outras propostas. No estágio ele cumpre novamente sua função e te possibilita o registro de tuas observações, de tuas reflexões e do processo de aprendizagem de teus alunos....consequentemente novas reflexões e aprendizagens para ti...Aprendizagens estas que podem se tornar evidências em teu TCC.
Fico feliz que tenhas conseguido realizar tuas postagens de teu estágio e estas tenham refletido teu trabalho....
Mas fica o desafio de tentar desenvolver um ou muitos PAs com algum grupo ou turma de alunos...
Abração
Fabi